segunda-feira, outubro 30, 2006

Vera Farmiga – ucraniana em Hollywood


Vera Ann Farmiga, a segunda entre as sete crianças numa família tradicional católica ucraniana, nasceu em 6 de Agosto de 1973, no Condado de Passaic, New Jersey, EUA. Não falava inglês até aos seis anos de idade e foi criada e educada pelo pai Mykola Farmiga e a mãe, Lyubov Farmiga. Frequentou a escola católica ucraniana, a seguir foi estudar numa escola pública, onde era uma miúda tímida, por causa da sua fraca visão. Mas ela praticava o piano, e dançava, usando para o efeito os lentes de contacto. Na adolescência, Farmiga também dançava numa companhia folclórica ucraniana.
Em 1991 Vera, graduou-se na escola regional de Hunderton e sonhou inicialmente de se tornar optometrista, mas mudou de ideias e começou estudar na Escola Universitária de Siracusa de Arte Teatral (Syracuse University's School of Performing Arts). Começou sua carreira profissional activa em 1996, estreando-se na Broadway na peça teatral “Taking sides”. Depois seguiram-se as performances em peças como “The Tempest”, “The Glass Menagerie”, “Hamlet” e “Second-Hand Smoke” (1997). Ao mesmo tempo fiz a sua estreia na TV, no papel de menina Catlin na série televisiva da aventura "Roar" (1997) da canal Fox, contracenando com Heath Ledgerie.
Em 1998, Farmiga fiz a sua grande estreia no cinema no drama Return to Paradise (1998), depois vieram numerosos papeis de “filhas”. Primeiro de Christopher Walken no The Opportunists (2000), depois do Richard Gere no Autumn in New York (2000). Mais tarde, fiz papel de uma mãe da classe operária que esforça-se para manter a sua vida e o seu casamento, escondendo os seus problemas como a dependência da droga no Down to the Bone (2004), com qual ganhou o prémio da Melhor Actriz de 2004 do Festival de Sundance (Sundance Film Festival) e da Associação dos Críticos da Cinema de Los Angeles. O talento de representar da Vera Farmiga brilhou no seu papel da filha do senador no The Manchurian Candidate (2004) e na pela de uma paciente de asilo mental em Neverwas (2005). Além disso, Vera Farmiga fiz o papel da esposa de um bandido (Paul Walker) em Running Scared (2006). Os seus últimos trabalhos cinematográficos são a interpretação de papel de uma prostituta bem humorada em Breaking and Entering (2006) e de uma médica em The Departed (2006).
Farmiga era casada com actor Sebastian Roache, com quem se contracenou na série “Roar”, e casou-se nas Bahamas, quando a série terminou em 1997. O seu casamento acabou em divórcio em 2005. Agora a Vera Farmiga divide a sua residência entre a New Jersey e Los Angeles, Califórnia. Os seus hobbies são leitura, tocar o piano e brincar com o seu gato de raça angora, uma paixão que ela têm desde a criança.

Fonte: http://www.amazon.imdb.com/name/nm0267812/
Mais informação: http://www.superiorpics.com/vera_farmiga/ (inglês)
Vera Farmiga on-line: http://www.vera-farmiga.com/

Sem comentários: