sábado, outubro 07, 2006

Assassinada jornalista Anna Politkovskaya

No dia 7 de Outubro de 2006, em Moscovo, no elevador do seu prédio foi encontrada assassinada famosa jornalista russa, Anna Politkovskaya. Junto ao corpo foi encontrada a pistola “Makarov” e quatro cartuchos vazios.

Anna Politkovskaya é conhecida pelos seus artigos sobre a Chêchenia e Cáucaso do Norte, ela tornou-se mundialmente famosa pelo seu livro «Segunda (guerra) chechena».

Anna Polikovskaya nasceu em 1958, foi graduada pela faculdade de jornalismo da Universidade Estatal de Moscovo M. Lomonosov em 1980. Em 1982-1993 trabalhou no jornal «Izvestiya» e «Transporte aéreo», na editora «Paritet». Em 1994-1999 era editora dos acontecimentos especiais do jornal «Obshaya gazeta» www.og.ru , desde Junho de 1999 é colunista da «Novaya Gazeta»

Desde 1999 Politkovskaya várias vezes visitou as zonas de combates e campos de refugiados em Dagestão, Ingushia e Chêchenia, ela é autora do livro documental «Viagem ao Inferno. Diário checheno».

Em Janeiro de 2000, Anna Politkovskaya ganhou o prémio “Pena de Ouro da Rússia”, pela série de reportagens de Chêchenia. Outros prémios de Politkovskaya: prémio União dos jornalistas da Rússia «Boa acção – bom coração», prémio da União dos jornalistas pelos artigos sobre a luta contra a corrupção, diploma «Sino de ouro-2000» pelos materiais sobre a Chêchenia. Em 2004 Anna Politkovskaya foi envenenada com mesmo veneno que foi usado contra o Presidente da Ucrânia Victor Yushenko. Na altura, vários jornais “independentes” da Rússia culparam a jornalista pelo “auto – promoção”.O Secretário – Geral do Conselho da Europa, Terry Davis exortou às autoridades da Rússia investigar muito rapidamente o assassinato da Anna Politkovskaya. "É importante, que todos os pormenores da morte da Anna Politkovskaya sejam muito rapidamente desvendados", - disse Terry Davis.

Sem comentários: