sábado, setembro 09, 2006

Embaixador da Ucrânia acreditado em Moçambique



A comunidade ucraniana de Moçambique, teve a honra de receber o novo Embaixador da Ucrânia na República de Moçambique (com residência em Luanda, Angola), Sua Excia. Sr. Volodymyr Lakomov, que estive de visita à capital moçambicana entre os dias 4 e 8 do mês de Setembro.
No dia 5 de Setembro, Sr. Embaixador tive um encontro com a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Maria Alcinda de Abreu, durante o qual foram discutidos vários assuntos interessantes, como por exemplo, os laços históricos e sentimentais que unem os nossos povos, apesar da distância geográfica que os separa. Na conversa informal, a Dra. Maria de Abreu manifestou o desejo de intensificar a cooperação tecnológica com a Ucrânia, via transferência de altas tecnologias, cooperação no domínio de comércio, educação, cultura e desporto.
No dia 6 de Setembro, Sua Excia., Sr. Embaixador entregou as cartas de acreditação ao Presidente da República, Armando E. Guebuza. Depois seguiu-se um encontro que transformou-se numa conversa amigável, e que durou cerca de 25 minutos, onde o Sr. Presidente lembrou os tempos da sua juventude, passados numa escola na Ucrânia. Alem disso, o Sr. Presidente disse que a Ucrânia e o Moçambique devem incrementar a cooperação concreta através de realização dos projectos bilaterais, principalmente pelo meio da recem – criada Agencia Nacional da Ucrânia de Cooperação Internacional (organismo subordinado ao MNE da Ucrânia).
No dia 7 de Setembro, os ucranianos e amigos da Ucrânia, residentes em Moçambique, realizaram um almoço de confraternização em honra da Sua Excia. Sr. Embaixador, que tive lugar no simpático e acolhedor Clube dos Empresários de Maputo. No encontro eram presentes cerca de 15 personalidades, que representaram todos os grupos profissionais e estratos sociais da comunidade. O encontro produziu algumas recomendações práticas, que servirão para incrementar o intercâmbio entre a sociedade civil moçambicana e ucraniana, salientando a importância desta comunidade no país.
Para o Moçambique esta visita é um acontecimento importante, pois fechou-se um círculo histórico invulgar: em 1975, a Ucrânia (como membro – fundador da ONU), foi um dos primeiros países europeus a reconhecer a Independência de Moçambique, e Moçambique foi um dos primeiros países africanos a reconhecer a Independência da Ucrânia, depois da sua proclamação em 1991. Alem disso, a Ucrânia estive desde o primeiro momento junto à jovem República de Moçambique, oferecendo a sua assistência e cooperação, através dos médicos, professores e engenheiros, ao longo de mais de trinta anos de relações bilaterais. Neste momento, a Ucrânia, pela terceira vez acreditou o seu embaixador em Moçambique e também espera estreitar os laços de cooperação económica e comercial, através do seu investimento directo em Moçambique, exportando as tecnologias de ponta, recuperando o parque industrial, oferecendo a assistência técnica e tecnológica.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 7 DE SETEMBRO

13h00 – Um jantar comemorativo, alusivo à visita da Sua Excia. Sr. Volodymyr Lakomov à Moçambique (Clube dos Empresários de Maputo, cidade de Maputo).
14h30 – Debate sobre algumas iniciativas que envolvem a Ucrânia, Moçambique e a comunidade ucraniana residente em Moçambique.
15h30 – Secção de fotografia
16h00 – Finalização do acto solene.

Sem comentários: