terça-feira, agosto 15, 2006

Primeira astronauta da Ucrânia


A astronauta ucraniano - americana Heidemarie M. Stefanyshyn – Piper (http://en.wikipedia.org/wiki/Heidemarie_M._Stefanyshyn-Piper), têm como previsto a sua saída para o espaço no dia 27 de Agosto, junto com seus colegas do vai - vem americano "Atlantis".
Durante a expedição, Stefanyshyn Piper deverá realizar duas saídas fora da nave espacial, cujo principal objectivo de viajem consiste em levar painéis solares à Estação Espacial Internacional.
Sra. Stefanyshyn provêm de uma família tradicional ucraniana dos Estados Unidos, em casa sempre cultivava-se a língua ucraniana, na sua juventude ela fui membro da organização juvenil ucraniana “Plast” (corpo nacional de escuteiros, criado pela emigração ucraniana no mundo livre).
Heidemarie Stefanyshyn têm os familiares na Ucrânia, por isso o seu sonho é de visitar brevemente o seu país de origem, talvez na companhia dos seus irmãos.
O primeiro astronauta da Ucrânia independente foi o Coronel Leonid Kadenyuk (http://www.ukrweekly.com/Archive/1997/489708.shtml e http://en.wikipedia.org/wiki/Leonid_Kadenyuk), que no dia 19 de Novembro de 1997, voo à bordo do vai – vem norte - amercicano “Columbia”.
Foto: Wikipédia

Sem comentários: