segunda-feira, agosto 28, 2006

Independência da Ucrânia comemorada em Maputo


A comunidade ucraniana de República de Moçambique tem a honra de recordar o decimo quinto aniversário da Independência de Ucrânia. A cerimonia da comemoração desta data, realizou-se na cidade de Maputo e foi organizada por um grupo de cidadãos ucranianos e os amigos da Ucrânia, residentes em Moçambique.
No dia 26 de Agosto, os ucranianos e descendentes, residentes em Moçambique, festejaram um novo aniversário da Independência, ocorrida em 24 de Agosto de 1991, produzida após os longos anos de luta, não apenas do povo ucraniano, mas também dos ucranianos na Diáspora, que difundiam a causa Ucraniana em todo o Mundo. Para a cidade de Maputo, também é um reconhecimento importante, pois a comunidade ucraniana em Moçambique estive desde o primeiro momento junto a jovem República de Moçambique, oferecendo a assistência e cooperação, através dos médicos, professores e engenheiros, ao longo de mais de trinta anos de relações bilaterais.
PROGRAMA
13h00
– Um jantar comemorativo alusivo à 15-to aniversario da Independência da Ucrânia (restaurante “Tasquinha”, cidade de Maputo).
15h00 – Assinatura de um apelo ao Presidente da Ucrânia, Viktor Yushenko, para que exerça o seu poder presidencial para «controlar as acções e as tendências do novo Governo da Ucrânia, para que este não se torna um entrave ao desenvolvimento livre da Ucrânia, a sua integração na União Europeia, na OMT e na OTAN».
17h00 – Finalização do acto solene.

Sem comentários: