terça-feira, julho 04, 2006

Jogadores ucranianos cobiçados na Europa


Os jogadores ucranianos, "favoritos secretos" do Mundial-2006, segundo Franz Beckenbauer, chamam atenção dos principias clubes europeus, motivados por os resultados excepcionais, conseguidos pela Ucrânia neste torneio.

Segundo o diário alemão Bild, o meio campista do Spartak Moscovo, Maksym Kalynychenko, despertou o interesse do Manchester United, da Valência e da Borussia Monchengladbach. Quem quiser ficar com o jovem ucraniano, terá que desembolsar qualquer coisa como 11 milhões de euros.
O defesa de Shakhtar Donetsk, Anatoliy Tymoschuk, também chamou a atenção dos vários clubes ingleses: Arsenal, Newcastle, Everton, Middlesbrough e Bolton. Tymoshuk têm o contracto com Shakhtar até 2007, e o clube já disse que não pretende deixa-lo sair, recusando alguns anos atrás uma choruda oferta de AC Milan de 9 milhões de euros.
Por seu lado, o atacante do Bayern Leverkusen, Andriy Voronin, que ficou lesionado neste Mundial, estava sendo seguido por Udinese da Itália. "Sim, alguns clubes italianos estão interessados", confirmou o representante do jogador.
O jovem goleador Artem Milevskiy, é pretendido por FC Porto, segunda a imprensa portuguesa. O vencedor da Liga de Campeões de 2004, estará disposto a desembolsar cerca de 8 milhões de euros por atacante de Dynamo Kyiv, de 21 anos. Os enviados lusos ficaram impressionados pela actuação do Milevskiy durante a Euro Sub-21, decorrido em Portugal, onde a Ucrânia perdeu, apenas, no final com a Holanda, sagrando-se deste modo Vice – Campeã da Europa.
Por último, o Getafe espanhol, treinado por alemão Bernd Schuster, mostrou o seu interesse pelo atacante Oleksiy Byelik, um dos suplentes do Oleh Blokhin. A equipa tinha oferecido 5 milhões de euros por o passe de Byelik ao Shakhtar Donetsk, campeão da Ucrânia em titulo.
Tudo isso, sem esquecer o Andriy Shevchenko, que transferiu-se há um mês do AC Milan para a Chelsea por 30 milhões de libras esterlinas (42 milhões de euros).

Foto: Ucranianos na Alemanha (MUNCHEN OLIMPIA PARK)

Sem comentários: