quinta-feira, março 02, 2006

Nascimento do grupo “Isuzu Ucrânia”

A corporação ucraniana “Bohdan”, que faz parte do grupo financeiro “Ukrinvest” e as corporações japonesas Isuzu Motors Ltd e Sojitz Holdings Corporation, assinaram na Terça feira um acordo da criação duma empresa mista, ZAO «Empresa de automóveis Isuzu Ucrânia».
Como informou a porta – voz da Corporação “Bohdan”, Serhiy Krasulia, a nova empresa planeia comercializar os camiões e autocarros na Ucrânia, alem de trabalhar noutros mercados da Europa Central, inclusivamente no mercado russo, onde em conjunto espera vender cerca de 20.000 automóveis por ano.
A capital social da nova empresa é de 500 milhões de ienas (cerca de 4,4 milhões de USD). A corporação “Bohdan” será detentora de 50% das acções, Isuzu Motors de 30% e Sojitz Holdings de 20%. A Corporação terá o seu escritório principal em Kyiv.
O protocolo inicial sobre a criação da empresa, foi assinado no dia 20 Julho de 2005 pelo presidente da Corporação “Bohdan” Oleh Svynarchuk, presidente do Isuzu Motors Ltd Yoshinori Ida e pelo presidente do Departamento automóvel e aero – cósmico da Sojitz Holdings Corpjration, Kazunori Teraoka. Mas a cooperação entre os ucranianos e “Isuzu” começou ainda em 1999, com a fabricação em série do pequeno autocarro urbano “Bohdan”, que foi considerado o melhor autocarro da Ucrània em 2005.

Nota: A Corporação “Bohdan” foi criada em Fevereiro de 2005 com intuito de realizar na Ucrânia os projectos de investimento, ligados ao ramo automóvel. Fazem parte desta Corporação cerca de 20 empresas: “Fabrica automóvel de Lutsk”, “Hundai Motors Ucrânia”, entre outros.

P.S. Em Washington D.C. estão prestes a terminar as negociações entre os EUA e a Ucrânia sobre a entrada da Ucrânia na Organização Mundial do Comêrcio (WTO). O representante do George W. Bush nestas negociações, Robert Portman e o Ministro do Comêrcio da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk vão assinar o Acordo oficial sobre o fim das negociações no dia 6 de Fevereiro na capital norte – americana. Estes negociações foram bastante difíceis e duraram cerca de dois anos, mas obtiveram um forte impulso positivo, quando em meados de Fevereiro deste ano, o Minísterio do Comêrcio dos EUA reconheceu a Ucrânia como o país da economia do mercado.

Sem comentários: