sexta-feira, outubro 28, 2005

Ucrânia: Kryvorizhstal finalmente privatizado

Lakshmi Mittal, empresário da origem indiana e um dos homens mais ricos da Grã – Bretanha (a sua fortuna pessoal é avaliada em 25 bilhões de USD), é o novo dono do complexo metalúrgico ucraniano de Kryvorizhstal.

Companhia alemã "Mittal Steel Germany GMBH" (cidade de Duisburgo), tornou-se a legítima proprietária do pacote das acções do Estado ucraniano (93,02%) da Sociedade Aberta das Acções "Kryvorizhstal", quando pagou por este, uma quantia de 24,200 bilhões de UAH (4,7921 bilhões de USD). Espera-se que todas as formalidades do negócio, poderão ficar concluídos em 36 dias.
No concurso internacional, promovido pelo governo da Ucrânia, participaram Mittal Steel Germany GmbH, fundada pela família indiana Mittal, Smart – Group LLC (um consórcio de capitais mistos suíço – russo – britânicos) e Consórcio "Industrial group" (Індустріальна група), onde 60% do capital pertence à Arcelor e 40% à corporação ucraniana de Donetsk, "ISD" (ІСД).
A luta principal, pela posse de Kryvorizhstal, tive lugar entre "Industrial group" (baseada em Kyiv) e "Mittal Steel Germany GMBH" (Duisburgo).
Kryvorizhstal é o maior complexo industrial metalúrgico do "ciclo completo" da Ucrânia. As suas capacidades da produção, permitem fabricar mais de 20 milhões de toneladas da chapa metálica, aço e ferro fundido por ano. Em Junho de 2004, 93,02% das acções do "Kryvorizhstal", foram vendidas, apenas por 4,26 bilhões de UAH ($803 milhões de USD), à "União do investimento metalúrgico" (Інвестиційно - металургійний союз), criado pelas empresas controladas por Rinat Ahmetov (mentor e patrão de Yanukovich) e Viktor Pinchuk (genro do presidente Kuchma). Mais tarde, após a vitoria da Revolução Laranja, essa venda foi considerada ilegal e declarada nula pelo poder judicial ucraniano.

Leilão de Kryvorizhstal, durou cerca de uma hora e foi transmitido em directo pela TV estatal da Ucrânia. O preço inicial era de 10 biliões de UAH (1,98 biliões de USD), no total foram feitos 78 lances e no final, o grupo Mittal pagou 24,2 biliões de UAH (4,7921 bilhões de USD) e foi proclamado pelo chefe – leiloeiro, Viacheslav Shevchenko, como justo vencedor.

Luta renhida

- A empresa Mittal Steel Germany Gmbh, possui activos próprios e alheios, suficientes para fechar este negócio, - disse no fim de leilão, numa conferência da imprensa em Kyiv, o PCA da Mittal Steel, Sr. Lakshmi Mittal.
«Até o dia de 30 de Julho deste ano, nós possuíamos cerca de 2,7 bilhões de USD de activos próprios e na semana passada fechamos o acordo com Citigroup, sobre a concessão do crédito de mais de 3 bilhões de USD».
O PCA do Arcelor, Guy Doul justificou a sua derrota pelo preço alto, que a Ucrânia pediu pelo complexo. Terceiro participante, «Smart – group» (Ucrânia, cidade de Dnipropetrovsk), que representava os interesses dos proprietários da Empresa de concentração de minérios de Inhuletsk, maior da Ucrânia, desistiu da corrida, quando a soma de lance ultrapassou os 17,7 bilhões de UAH. (Cerca de 65% do «Smart – group» pertence a empresa russa «Lukatl – Noroeste», do empresário de São – Petersburgo, Vadim Novinskiy.

O preço do negócio

A importância em dinheiro, que a Ucrânia arrecadou pela venda de Kryvorizhstal, foi considerada por todos os analistas do sector, como bastante alta. Para comparar, a família de Kuchma, apoderou-se deste conjunto industrial em 2004, por uma quantia irrisória de 800 milhões de USD e a previsão da ex - Primeira – Ministra da Ucrânia, Yulia Timoshenko, de arrecadar os 3 bilhões de USD na sua venda, foi considerada “demasiado optimista”.
“De facto, é bastante difícil imaginar este preço, - disse vice – chefe do Fundo da Propriedade Estatal, chefe da Comissão do Concurso, Dmytro Parfenenko.
– Este preço e fantástico e quase irreal. Mas eu considero que nós fizemos tudo da maneira mais correcta e segundo a legislação vigente. Caso surgir alguma pretensão de nós mover qualquer processo judicial, o nosso Fundo defenderá o novo proprietário e a legitimidade absoluta da sua compra, - disse Dmytro Parfenenko decididamente.
Oleksiy Reznikov, advogado de Ahmetov e K°, disse em entrevista a Reuters: «temos o processo no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, que consideramos como base para o futuro processo no Tribunal Supremo da Ucrânia». (Menos de um ano atras, as mesmas pessoas apelidavam a União Europeia e todas as suas estruturas e instituições de “fascistas” e “neocolonialistas”. Nervoseira os atacou, depois de ver a sua fraude eleitoral, desmascarada pelos observadores da UE).
Por sua vez, os compradores russos, potencialmente interessados em Kryvorizhstal, («EurazHolding» e Severstal), não entraram na corrida, porque o preço do lote era demasiadamente alto para o seu bolso. O preço inicial do gigante metalúrgico ucraniano constituía quase metade do capital financeiro do «Severstal» (4,47 bilhões de USD), assim como «EurazHolding» (4,4 bilhões de USD). Por isso, os russos não tinham a capacidade financeira de entrar neste leilão.
Os analistas dizem, que o preço alto de Kryvorizhstal foi ditado pelo rápida diminuição dos grandes activos metalúrgicos em todo o mundo. Kryvorizhstal é uma peça única, por isso os investidores estão dispostos a pagar o qualquer preço, mesmo sabendo que o retorno do capital só será possível daqui à 10 – 15 anos, sem contar com os gastos necessários para modernizar a empresa, pondo esta, ao nível das exigências laborais e ambientais, compatíveis com as normas da União Europeia.
Alem disso, o Governo da Ucrânia, impôs aos novos donos do Kryvorizhstal algumas “regras do jogo”: não baixar o nível das encomendas em menos de 2,2 bilhões de USD por ano, fazer o investimento em fundos principais e preparar a empresa para o fabrico do produto da qualidade superior.

Como gastar o dinheiro

O Fundo da Propriedade Estatal, validou os resultados do leilão, numa nota especial, emitida aos 24 de Outubro. Isso originou a demissão da Chefe do Fundo, Valentyna Semenyuk, que justificou a sua atitude da seguinte maneira: “sou adepta da propriedade estatal dos grandes objectos económicos”. Uma posição semelhante, é defendida pelo Partido Comunista da Ucrânia (UKP), que exige que a Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano) vote a não confiança ao Governo. Razão? O líder do UKP, Petro Symonenko acredita que: “novos donos não vão conseguir salvar a empresa da bancarrota, nem vão salvar os trabalhadores dos despedimentos em massa”. (Já o mesmo partido e o mesmo homem não ficaram com medo algum, quando o complexo foi “adquirido” pela família do Kuchma. Bem, parece que a Revolução Laranja encheu os comunistas ucranianos da coragem e determinação!)
O Presidente da Ucrânia, Viktor Yuschenko ficou muito contente com os resultados da maior privatização da história da Ucrânia. “Neste objecto, nós recebemos 20% fundos a mais, do que durante todos os anos das privatizações na Ucrânia”, - disse Presidente.
O Ministério das Finanças, já tem o plano de como gastar este dinheiro. Na entrevista a Reuters, o Ministro, Viktor Pynzenyk disse: “Os recursos recebidos da venda de Kryvorizhstal, podem ser usados no próximo ano, para cobrir o défice do orçamento do Estado de 2006”.

Blogger: Ex – Primeira Ministra da Ucrânia, Yulia Timoshenko comentou a situação com Kryvorizhstal, com uma frase algo bombástica: “A Revolução Laranja pagou a si própria”. E de facto há uma boa razão nisso, economicamente falando, valeu a pena fazer a Revolução Laranja, nem que seja para vender os bens da Nação a um preço justo e compensador. Repetimos o valor outra vez: 4,7921 bilhões de USD ou seja, 20% a mais, do que durante todos os anos das privatizações na Ucrânia. É uma obra!
E por fim, uma anedota com barba:

Cidade de Lviv (bastião do patriotismo ucraniano). Hora da ponta. Num autocarro superlotado, entra de rompante um velhinho com a caçadeira nas mãos e grita:
- Que horas são?!!!
Um jovem africano, salta do seu banco, todo amedrontado e responde num ucraniano perfeito:
- Meio dia e trinta, vô!
E o velho todo contente:
- Senta lá, netinho, eu bem vejo que você não é nenhum moscovita...

E já agora, mais uma:

Cidade de Lviv. Hora da ponta. Num autocarro superlotado, ouve-se uma voz fanhosa em russo:
- Dirscurpem lá, mas onde é que fica a rua Stepan Bandera? (Líder histórico da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN), assassinado aos 15 de Outubro de 1959, pelo agente do Kremlin em Munique, na Alemanha Federal).
Várias vozes:
- Daqui a duas paragens, mas tu moscovita já chegaste a sua...

Sem comentários: