sexta-feira, agosto 12, 2005

Ucrânia cinematográfica

Ucrânia: rompimento para a Democracia

O filme documental “Ucrânia: rompimento para a Democracia” foi recentemente apresentado ao público na capital ucraniana – Kyiv. O filme é um diário dos acontecimentos na Praça da Independência, no período entre 1 à 31 de Dezembro de 2004, que levaram ao triunfo da Revolução Laranja na Ucrânia.
Os realizadores tiveram cerca de 90 horas de filmagens directas vindas da Praça, mesmo assim, eles compraram alguns reportagens aos operadores das TV’s ucranianas, que transmitiam à partir daquele local.
Os autores do filme, acreditam que o seu trabalho terá grande popularidade entre toda a gente, mesmo entre as pessoas, que normalmente não se interessam pela política. Alem disso, o filme “Ucrânia: rompimento para a Democracia” representará a Ucrânia nos vários festivais de cinema, nomeadamente em Munique e Marselha. Embora já agora é possível comprar o filme em DVD e VHS nos lojas e mercados em Kyiv e Lviv. Também pensa-se em apresentar o filme nas salas de cinema em todo o país.
“Ucrânia: rompimento para a Democracia” foi a primeira tentativa séria de analisar e estudar os acontecimentos da Revolução Laranja no país. Já que a Revolução continua ter uma popularidade impar, em Kyiv e outras cidades ucranianas estão a ser feitas mostras de fotografias, várias ONG’s conduzem uma campanha para reunir os fundos necessários para erguer o Monumento da Revolução e criar o Museu da Democracia. Também continua a existir uma grande demanda para as lembranças da Revolução, desde os retratos do Viktor Yushenko e Yulia Timoshenko, até as camisetas, canecas ou chaveiros cor de laranja.

Fonte: ProUa

Filme popular sobre a Revolução Laranja

O projecto do filme popular sobre a Revolução Laranja entrou na sua fase preliminar, anunciou o seu realizador e produtor Ivan Kravchyshyn, terminando a escolha dos guiões e anunciando o dia 23 de Julho como início de casting.
O projecto PRE (i.e. Revolução Laranja) tem o orçamento de 2 milhões de dólares e é pensado como um thriller. A participação dos actores profissionais será mínimo, o guião será feito à partir das melhores ideias, submetidas a um concurso popular. Os autores tiveram uma única exigência, deveriam contar a história de três jovens da província, que por sua própria vontade investigam a transparência e justeza da votação nas eleições em 2004, na sua cidade natal. O resto, era a liberdade total dos autores. A melhor história irá servir da base para o guião do futuro filme, o resto dos onze trabalhos, contribuirão com os seus resumos para a história principal.
“Nós não vamos fazer o filme sobre a Praça de Independência (local principal da Revolução), avisou Kravchyshyn, - nós vamos mostrar o que acontecia na periferia. Por isso o filme será rodado na cidade de Huliay Pole (pátria do anarquista mais famoso da Ucrânia – Nestor Makhno). O produtor também prometeu tentar abster-se de fazer a política, apenas mostrando a realidade, sem esquecer de preparar “um cocktail saboroso para o público”.
Pretendem-se que as filmagens sejam feitas bastante rapidamente, em dois ou três meses, para que em Janeiro de 2006, os espectadores poderão ver o PRE nos cinemas da Ucrânia.

Fonte: ProUa

Iranianos fizeram um filme sobre a Ucrânia

Na cidade iraniana de Isfahan foi realizado um filme documental “Bom dia, Ucrânia!”, que neste momento esta a ser montado. O filme foi feito em cooperação entre as províncias de Zhytomyr (Ucrânia) e Isfahan (Irão). Filme, realizado pelo Mortaza Atam – Zamzam, conta a vida do povo ucraniano, a sua língua e a história da Ucrânia.
A ideia principal do filme, é desenvolver os contactos entre dois regiões em domínios noticiosos e trocas de especialistas.

Fonte: Iran News

Erik Roberts filma na Ucrânia

A capital ucraniana – Kyiv, tornou-se o palco do último filme do actor norte – americano Erik Roberts - “Aurora ou sonho da Bela Adormecida”.
Realizadora do filme, ucraniana Oksana Bayrak, pretende contar a história da pequena órfã chamada Aurora, vitima do acidente na Estacão nuclear de Chornobyl. Erik Roberts, terá o papel do empresário do mundo do teatro, que representa uma estrela do ballet clássico.

Fonte: ProUa

Sem comentários: