terça-feira, julho 19, 2005

Mídia russos tornam-se mais pró – ucranianos

O magnata das mídia ucraniano, Vadym Rabinovich, confirmou que comprou um dos mais importantes e respeitáveis jornais russos – “Nezavisimaya gazeta”. E que o seu editor, será a titulo provisório, o editor do jornal nova – iorquino “Novoe russkoe slovo”, Sr. Vadym Dolganov.
O proprietário anterior de “Nezavisimaya gazeta”, oligarca Leonid Nevzlin, vendeu o seu jornal por, alegadamente, um milhão de USD, por causa de conflito entre o editor – Yueveniy Kiselew e o Conselho de Tutores, dominado pelos proeminentes democratas russos.
Os analistas prognosticam que com o novo proprietário, a “Nezavisimaya gazeta” terá que fazer duas viragens essenciais: cessar ou diminuir consideravelmente a sua critica do Kremlin e do presidente Putin e adoptar uma linha pró – ucraniana em todos os materiais publicados nas suas páginas.

(Para perceber o que isso quer dizer, tente imaginar O Independente da era Paulo Portas, que adoptaria uma linha pró – africana, mandando calar os teóricos de novo racismo luso, como Joaquim Letria ou Vasco P. Valente. Quer dizer, um trabalho extremamente útil, mas extremamente improvável).

Fonte: http://www.kp.ru/daily/23538/41682/

Sem comentários: