terça-feira, maio 03, 2005

Caso do "apito dourado" ucraniano

O Tribunal do bairro de Pechersk, em Kyiv, ordenou o arresto de 100% das acções do clube campeão da Ucrânia – FC Dynamo Kyiv.
Alem disso, o Tribunal proibiu a convocação das reuniões dos accionistas, tal como introdução de quaisquer mudanças nos documentos da Assembleia Constituinte do clube. O arresto, foi decidido pelo Tribunal, por causa de processo, movido contra o clube, pela empresa internacional Pacific International Sport Clubs Limited (PISCL). Representantes da empresa, afirmam, que os seus direitos foram violados, durante a revenda do clube. Neste momento a empresa é proprietária dos 0,1% das acções do FC Dynamo Kyiv.

O presidente do FC Dynamo Kyiv é chamado depor na justiça

O Ministério do Interior da Ucrânia (MINT), chamou o presidente do FC Dynamo Kyiv, Ihor Surkis, para depor sobre a transferência dos 1,1 milhões de USD da conta do clube, para a conta do Fundo “Ukrayina”, que pertence ao ex – presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma.
Entre os dias 11 à 15 de Abril, o Ministério do Interior, também convidou, várias conhecidas personalidades do país, para depor na justiça. Alguns deles, já foram convidados a depor antes, mas ignoraram os convites. Por exemplo, não quer aparecer na justiça, Sr. Ihor Ahmetov, irmão do oligarca de Donetsk Rinat Ahmetov (patrão e financiador do Yanukovich, que não passa da picareta falante deste). Ihor Ahmetov é um dos accionistas do maior Complexo Comercial da cidade de Donetsk - “Biliy Lebid”, que a máfia local extorquiu aos seus legítimos proprietários, sob ameaça de morte em 2002. Um dos alegados agiotas, (presidente de Assembleia regional de Donetsk e apoiante de Yanukovich), Boris Kolesnikov, foi detido e acusado de cometer o crime de “exigência de entrega da propriedade alheia ou direitos sobre a propriedade, consumada pelo funcionário no exercício de funções com uso do seu estatuto jurídico, com ameaças de assassinato, que resultou em perdas materiais de valor muito elevado”. O artigo 189, parte 4, do código Penal da Ucrânia, prevê uma pena de prisão de 7 à 12 anos e confisco dos bens.
O MINT também chamou a depor o Chefe do Departamento do MINT na província de Lviv, Oleh Salo, para explicações sobre o uso ilegal dos recursos do Estado, na construção de casa do campo do ex – ministro do Interior, major – general na reserva, Mykola Bilokin. Policia ucraniana ainda quer ouvir o ex – chefe da Administração Estatal da Administração do Presidente, Ihor Bakay, sobre a transferência dos fundos na conta do Fundo de Reconstrução e Desenvolvimento do Centro internacional juvenil “Artek”.
E finalmente, a Procuradoria Geral da Ucrânia, emitiu o mandato de busca e captura do general Oleksiy Pugach, que é suspeito de participar no assassínio do jornalista Georgiy Gongadze.

***

Dizem que o povo ucraniano é um povo dos humoristas. Isso talvez até pode ser verdade. Aqui queremos apresentar uma pequena parcela de anedotas, sobre o caso de alegada agiotagem, perpetuada pelos amigos íntimos do Yanukovich.

Pelos códigos de honra dos bandidos de Donetsk, Kolesnikov poderá substituir o Yanukovich no lugar do líder da oposição: o seu artigo do Código Penal é mais “expressivo”.

Pelos códigos de honra dos bandidos de Donetsk, Kolesnikov deverá entrar na cadeia apenas mais uma vez e poderá candidatar-se à Presidência da República.

Yanukovich exigiu rever os seus processos criminais, consumados trinta anos atras, porque as acusações de roubo de gorros e relógios aos cidadãos, foi um complot político, orquestrado pelo regime soviético. Testemunhas e vitimas, que deporam contra o Yanukovich (aqueles que ainda estão vivos), afirmaram que o caso foi, evidentemente, falsificado.

Já que a cidade de Donetsk prepara-se para defender o “filho da terra”, as televisões locais vão exibir os seriados patrióticos: “Padrinho”, “Bound - Ligações perigosas” e “Italian Job”.

Na cidade de Donetsk foi criada a Sociedade de Defesa dos Prisioneiros Políticos Don Carleone.

Extorsão dos gorros e relógios é um artigo do Código Penal, tradicional para as chefias do partido de Yanukovich.

- Os direitos da Oposição, serão garantidos por Lei! – disse presidente Viktor Yushenko, mostrando o Código Penal...

Nenhum empresário de Donetsk ficou indiferente à sorte de Kolesnikov. Metade como comparsas, outra metade como vitimas. Fonte: www.censor.net.ua

Yanukovich: O meu partido e toda a região de Donetsk, irão concordar com QUALQUER sentença justificativa no caso de Kolesnikov!!!
Autor: Коммісар Ржевський

Sem comentários: