sexta-feira, abril 08, 2005

Presidente Viktor Yushenko visita os EUA

Viktor Yushenko é recebido nos EUA como herói

Durante a sua visita de quatro dias aos EUA, o Presidente ucraniano, Viktor Yushenko reafirmou a vontade da Ucrânia tornar-se membro da NATO, da Organização Mundial do Comercio (OMC) e da União Europeia. Por sua vez, os Estados Unidos apoiam a vontade ucraniana de entrar no NATO, assim o Presidente Jeorge Bush afirmou, depois de uma conversa com o seu homologo ucraniano, que: “O objectivo principal deste encontro, é ajudar o governo ucraniano entender, o que é preciso fazer para entrar na Aliança”. Para apoiar as mudanças democráticas na Ucrânia, o governo dos EUA pediu o Congresso a aprovação de um pacote de ajuda, orçado em 60 milhões de USD. Alem disso, o presidente Bush comprometeu-se terminar as negociações sobre a entrada da Ucrânia na OMC até o fim de 2005.
Presidente Yushenko, por sua vez, convidou os empresários americanos a investir na Ucrânia, pois em menos de 100 dias de funcionamento, o novo governo laranja, conseguiu fortalecer a Lei e diminuir o nível da corrupção. Como disse o Presidente ucraniano: “Hoje, a Ucrânia tem um poder honesto e incorruptível. Não é necessário pagar as luvas (propinas) à ninguém”.
Nenhum presidente ucraniano, foi recebido tão calorosamente nos Estados Unidos, como Viktor Yushenko. Presidente ucraniano, tive o encontro com J.W. Bush no Gabinete Oval da Casa Branca, onde eles conversaram durante uma hora. Alem disso, os Presidentes de dois países deram a conferência de imprensa para os jornalistas americanos, ucranianos e internacionais. Presidente ucraniano também encontrou-se com o Vice – Presidente Dick Cheney e a Secretária do Estado Condoleezza Rice. No dia 6 de Abril, Viktor Yushenko discursou em ucraniano perante duas câmaras do Congresso americano, chamando a atenção para o facto do que a entrada da Ucrânia na NATO, fortalecerá a segurança na Europa.
Viktor Yushenko também viajou para a cidade de Chicago, onde encontrou-se com o presidente do Conselho dos Negócios Estrangeiros de Chicago, Marshall Buton e com os representantes dos 100.000 ucranianos, residentes na cidade. Chicago recebeu Presidente ucraniano com milhares bandeiras azul - amarelas (cores nacionais da Ucrânia) e cor de laranja (cores da Revolução Laranja). Mas o carinho especial dos cidadãos, vinha para a esposa do Viktor Yushenko – Kateryna Chumachenko, que nasceu em Chicago, foi graduada pela Universidade de Jeorgetown e Magistrada em Administração dos Negócios na Universidade de Chicago. Todas as lojas da cidade tinham as fotografias de Kateryna Chumachenko e bandeiras ucranianas: “Estamos felizes por recebe-la em casa”, - disse John Oharenko, líder da comunidade ucraniana local.
Entre outras questões, que Viktor Yushenko quer ver rapidamente resolvidas, encontra-se a revogação da emenda Jackson - Vanik, herança da Guerra Fria, que bloqueia as relações comerciais entre dois países.

Fonte: BBC

Sem comentários: