quarta-feira, abril 27, 2005

Porque Rússia monopoliza a vitoria?

Meinung: Die Gespenster der Geschichte

("Die Presse", Áustria)

Por: Burkhard Bischof

A tentativa de começar tudo da estaca zero, pode ser bem sucedida, exemplos da Alemanha e França. Mas geralmente, as fantasmas da história, perseguem aqueles, que tentam fugir dela.

Em nenhum outro lugar da Europa, os exércitos do Leste e Ocidente, Norte e Sul, apareciam com tanta frequência, como nos terrenos da Europa Central e Oriental. Exactamente aqui, teve o lugar a maior carnificina da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial, provocada por Hitler.
Por outras palavras, é compreensível porque a Rússia prepara-se para em Maio, comemorar largamente, o sexagésimo aniversário da capitulação da Alemanha nazi. O facto, de Moscovo exigir o respeito perante milhões das vitimas russas, assassinadas pelos agressores alemães ou tombados no combate contra o Hitler, também é compreensível.
Mas não é compreensível, porque a Rússia reclama um certo tipo da monopólio sobre a vitoria na II GM. (Será que Belarus, Ucrânia ou Polónia tiveram menos baixas?) Não é compreensível porque Moscovo não quer ouvir nada, sobre a sua responsabilidade no facto de que a URSS firmou um Pacto com o Terceiro Reich do Hitler em 1939, através do qual, os dois tiranos dividiram entre si a Europa Central e Oriental.
Não é compreensível, porque a Rússia de hoje, não quer reconhecer aos vizinhos, as suas experiências muito particulares, ligadas à vitoria do Exército Vermelho, porque para eles isso significou nova era dos decénios de opressão – opressão do regime soviético. E completamente, não é compreensível, quando no dia 9 de Maio em Moscovo, será comemorada não apenas a vitoria sobre o Hitler, mas deverá ser inaugurado o monumento de Stalin. Exactamente isso, deve fazer os convidados oficiais estrangeiros, de pensar várias vezes, antes de concordar em vir.
Comemorar a vitoria sobre o nazismo junto com a Rússia e os russos é necessário. Mas a Rússia e a sua gente, primeiro, devem finalmente ser honestos perante a sua própria história. Ela tem não apenas os heróis, mas alguns figuras dignas do desprezo, em primeiro lugar são Lenin e Stalin. A nova Rússia, conseguirá construir bons relacionamentos, baseados no respeito mútuo com os todos os seus vizinhos, apenas se reconhecer a existência das coisas obscuras no seu passado. Apenas assim, as fantasmas da História ficarão descansados.

Fonte: http://www.inosmi.ru/stories/02/07/18/3106/218062.html

Sem comentários: