terça-feira, abril 12, 2005

Nosso blogue completou 110 dias

No dia 10 de Abril, o nosso blogue, denominado “Ucrânia em África” completou cento e dez dias de existência.

Blogue (um híbrido do site com jornal ou diário da Internet), foi criado na auge da Revolução Laranja, para fornecer informação credível sobre os acontecimentos na Ucrânia, para o público que fala português em todo o Mundo.
Em 110 dias de existência, o nosso blogue foi visitado por 973 pessoas de todos os países do Globo: da Dinamarca à Kasaquistão, da Argentina à Singapura e da Colómbia à Estónia. Hoje, o leitor médio do nosso blogue vive em Brasil – 16%, Moçambique – 16% e Portugal – 10%. Mas também na Ucrânia – 4%, Polónia – 3% ou então Alemanha, Argentina, Bélgica ou Canada – cada um destes países, representa 1% dos visitantes.

O que nos conseguimos fazer em 110 dias.

1. Na parte da criação das relações culturais entre a Ucrânia e Moçambique, nosso blogue conseguiu ajudar ao jurista moçambicano, António L. C., de encontrar o seu filho na Ucrânia, que ele não via desde 1971(!) e com qual não tive nenhum contacto desde 1991.
Temos que chamar a atenção, ao facto que Sr. António L. C., foi o representante do Frente da Libertação de Moçambique (FRELIMO) na Ucrânia nos anos 1960.

2. Junto com o site ucraniano, http://www.ХАМ.com.ua, o nosso blogue está oficialmente propor o ex – Primeiro – Ministro da Ucrânia, Viktor F. Yanukovich, também conhecido no meio prisional & marginal como “Ham” (Brutamontes), para o Prémio Ig Nobél de 2005.
Adiante falaremos com mais pormenor, sobre essa iniciativa.

3. O nosso blogue desempenha as funções do patrocinador dos média no Mundo lusófono, para o Centro Editorial “SVIT USPIHU” (Mundo de Sucesso), que prepara uma edição de cinco volumes, sobre os alunos que foram graduados pela Universidade Nacional de Kyiv Taras Shevchenko, durante os seus 170 anos de existência.
A obra intitulada: “Universidade Nacional de Kyiv Taras Shevchenko. Nomes dos gloriosos contemporâneos”, pretende demonstrar o papel da Universidade na formação dos quadros na Ucrânia e no Mundo. Primeiro volume já foi publicado na Primavera de 2004. Todos os participantes no projecto recebem de 5 à 100 exemplares. Todos os moçambicanos, angolanos, brasileiros, portugueses que estudaram na Universidade, são bem vindos de participar no projecto.
Informação adicional:
WEB: http://www.svit-uspihu.org.ua
e-mail: su1@bigmir.net

4. Entre os planos para o futuro, temos o desejo de estar presente no espaço da Internet dos restantes países africanos da expressão portuguesa, nomeadamente: Angola, Guine – Bisão, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e também em Timor Leste e Macau.

Anexos

1. Pelos nossos cálculos não oficiais, em Moçambique vivem entre 400 à 700 ucranianos, incluímos neste numero os filhos dos casamentos mistos entre as ucranianas e os moçambicanos. No pais, não existe nenhuma comunidade ucraniana organizada.

2. No pais não existe nenhuma representação diplomática ucraniana, nem mesmo o instituto do cônsul honorário, a embaixada ucraniana mais próxima fica na cidade de Pretória, Republica da África do Sul, à uma distancia de cerca de 600 km.

Sem comentários: