sexta-feira, abril 08, 2005

Música negra da Ucrânia

Musica afro – ucraniana em alta no país da Revolução Laranja

Chornobryvtsi / Чорнобривці

Grupo afro – ucraniano – jamaicano, Chornobryvtsi (Чорнобривці), ex – Black Pillers, foi criado na cidade de Kharkiv em Dezembro de 2003 e conta com a participação de dois estudantes da Uganda Stive D e Ivonne, jamaicano "Rastaman" Devis e ucranianos Vladyslav “Asik” Dyachenko (baixo), Salman Salmanov (percussão), Maks (teclado, ex – Jaba w derejabli), Yevhen Didyk (cornetim de chaves), Bazhor (bateria, ex - Reggae Boys) e I - Ray (guitarra).
A maioria das canções do grupo – são interpretações reggae, afro – latino e hip – hop das canções tradicionais da Ucrânia. O ponto alto de qualquer concerto do grupo chega, quando Stive D e "Rastaman" Devis vestem os trajes típicos ucranianos e cantam músicas populares como: “Ty zh mene pidmanula” (Ти ж мене підманула), “Nese Halia vodu” (Несе Галя воду), “Ihaly kozaky” (Їхали козаки), “Oy chorna ya sy chorna” (Ой чорна я си чорна), “Rozpriahayte hloptsi koney” (Розпрягайте хлопці коней), entre outros.
O grupo também toca as músicas africanas próprias, como "Gwe Nalonda” ou “Gwe Wang Ge” que exploram o legado musical do moçambicano Afric Simon e pagam o tributo ao Bob Morley e Sean Paul, com as temas mais reggae.
O êxito da sua primeira aparição no público, no clube “44” em Kyiv, fiz com que o grupo foi muito solicitado para os concertos e aparições nas diferentes estações da TV na Ucrânia: “Inter”, “1+1”, “Novo canal”, “M1” e “TET”. Em Novembro de 2004, o grupo assinou o contracto com o centro de promoção musical “Pro Audio Ukrayina” e com a empresa das Relações Públicas “PR - Quadrado”.
No fim de 2004, no início da Revolução Laranja, na noite de 23 para 24 de Novembro, o grupo gravou o seu primeiro vídeo, versão hip – hop do clássico ucraniano “Ty j mene pidmanula”. Vídeo foi realizado por Yuriy Morozov e as filmagens decorreram no maior pavilhão de cinema da Europa, no estúdio Oleksander Dovzhenko em Kyiv.
Não podemos revelar todos os pormenores do vídeo, mas como curiosidade, podemos mencionar o facto, que entre os personagens, está um dos actores mais pequenos do mundo – Ivo Chopivskiy (89 Sm) e o automóvel soviético “Pobeda”, modelo de 1938.
O vídeo “Ty zh mene pidmanula”, terá o lançamento intercontinental, pois alem da Ucrânia, será exibido no canal musical WBC e canal generalista UTV da Uganda.
Outro êxito do grupo, é a sua caver versão da canção “Jerusalém” do Alpha Blondie: a musica é original, o texto é “Nese Halia vodu” e o refrão é “Ehm, hakuna matata”.
Entre os planos do grupo, está muito presente a ideia de transportar a cultura da Uganda e da Jamaica para a Ucrânia e cultura ucraniana para a África. Alem disso, Stive D pretende ganhar bastante dinheiro para no futuro abrir uma agência de viagens Uganda –Ucrânia, enquanto o "Rastaman" Devis pretende candidatar-se aos cargos políticos no seu país.
Mais, a recente Revolução Laranja empressionou Stive D de tal maneira, que ele agora pensa em adquirir a nacionalidade ucraniana!

Escutando as musicas dos Chornobryvtsi, podemos constatar que os ucranianos e africanos, de facto, são irmãos, no espirito independente e na percepção do mundo. Ambos foram mantidos muito tempo sob o domínio colonial, e agora, uma vez livrando-se dos seus tiranos, estão a ter os voos cada vez mais longos.

Site do grupo: http://jamaica.gastroli.com.ua/pillers/
Correio electrónico do grupo: webmaster@jamaica.kiev.ua
Download da canção “Ty j mene pidmanula”, (apenas 600 kb)
http://www.ubnews.co.uk/music/fun/4ornobrivci-pidmanula.mp3

Gaytana / Гайтана

Cantora de jazz, Gaytana e o grupo "Unity", lançaram o seu primeiro álbum, chamado “O tebe” (Sobre ti). Embora nos últimos quatro anos, da sua carreira à solo, Gaytana editou alguns singls, ela considera o novo álbum como seu primeiro trabalho à sério.
Álbum foi lançado pela editora ucraniana, Lavina Music (e-mail: music@lavina.kiev.ua) tem 11 canções, maioria dos quais escritas pela própria Gaytana. Estilística do álbum é a mais variada possível: soul, smooth – jazz, dance, entre outros. Uma das canções, “Dity svitla” (Filhos da luz) é escrita pela cantora ucraniana Maria Burmaka e foi gravada com a participação do coro “Drevo”. Mas a especialidade da Gaytana é pop de qualidade, que em alguns composições recorre aos elementos afro. As vezes, a maneira de cantar da Gaytana lembra a Anastasiya, outras vezes o romance contemporâneo francês.
No dia 13 de Janeiro de 2004, o clube londrino “Equinos” foi palco de homenagem aos artistas ucranianos, que ganharam a notoriedade e reconhecimento no estrangeiro. Evento criado pelo média holding britânico, Ukrainian Britain Newspaper, atribuiu o prémio «UBN Awards», à Gaytana, na categoria de “Revelação do ano”.
Mas a maior popularidade e reconhecimento, a jovem cantora goza na Ucrânia. Alem das suas qualidades musicais, o público ucraniano aprecia em Gaytana a energia inesgotável. Assim, recentemente, a cantora disse numa entrevista, que sonha aprender saltar de pára - quedas.

Escutar e comprar o disco: http://www.umka.com.ua/eng/catalogue/1163/
Preço: $5.92 USD / 23.67 UAH, duração: 54:41
Fotos da cantora: http://www.music.com.ua/photoarchive/49/

Fonte: music.com.ua

1 comentário:

Jest nas Wielu disse...

Dear blogger!

My blogue it's not a publicity board! Please, try to write this stuff in some different place. OK?

Blogger