segunda-feira, março 07, 2005

A União Europeia prepara-se para ajudar à Ucrânia

Ucrânia prepara-se para abolir os vistos de entrada, para os cidadãos da UE

A União Europeia, pretende conceder à Ucrânia uma ajuda financeira de 100 milhões de euro, disse Comissária europeia, austríaca Benita Ferrero – Waldner, durante a seu encontro em Kyiv (Kiev) com Ministro de economia Serhiy Teriohin. UE também pretende alargar a sua ajuda técnica e de consultoria à Ucrânia.
Comissária disse, que irá transmitir um sinal claro aos seus colegas da Comissão Europeia, sobre a necessidade de concessão à Ucrânia do estatuto do “país de economia de mercado”. No seu ver, o país precisa de fazer apenas “um ou dois passos, neste sentido”.
Por sua vez, o Ministro da Economia, Serhiy Teriohin disse que: “Não existe nenhuma exigência ou questão, mesmo técnica, que a Ucrânia já não cumpriu. O atraso na concessão à Ucrânia do estatuto do país de economia de mercado está ligado à falta da vontade política”.
O Vice Primeiro – Ministro da Integração Europeia, Oleh Rybachuk, disse que: “A Ucrânia pode entregar oficialmente o pedido de adesão à UE, nos próximos seis meses”. Vice – Ministro, também, disse que: “o país trabalhará neste sentido durante próximos meses, para ter uma posição mais forte”. “Se a sociedade ucraniana provou que compartilha os valores democráticos, então o novo poder tem que mostrar que em seis meses, poderá obter certos resultados”, - rematou o Oleh Rybachuk. Vice – Ministro disse ainda, que: “Ucrânia precisa de provar, que o seu plano de entrada na UE nos próximos três anos, em muitos dos aspectos é real já agora”.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Borys Tarasyuk, disse por sua vez, que nos próximos tempos, os cidadãos da União Europeia, poderão deixar de precisar do visto, para entrar na Ucrânia.

Estados Unidos pretendem ajudar financeiramente à Ucrânia

Administração americana, pediu o Congresso de conceder à Ucrânia uma ajuda de 60 milhões de dólares. O serviço de imprensa da Casa Branca afirmou, que este dinheiro deverá servir para aceleração das reformas económicas e a luta contra a corrupção.
Em 2006, a Ucrânia devera, também, receber uma ajuda de cerca de 100 milhões de dólares, para serem aplicadas nos três programas chave: 88 milhões para a ajuda económica; 1,7 milhões para os programas de preparação militar do exército da Ucrânia e 16,5 milhões para o financiamento dos fornecimentos, ligados à defesa e outros serviços similares.
A soma geral da ajuda directa americana à Ucrânia, em 2006 devera chegar às 165 milhões de dólares.

Os EUA querem abolir a emenda de Jackson – Vanick em relação à Ucrânia

No Parlamento e no Senado dos EUA, foram apresentados os projectos – lei, sobre a abolição da emenda de Jackson – Vanick em relação à Ucrânia, que limita a entrada dos investimentos americanos na economia do país.
O autor do projecto - lei é o Senador John MacKain, que afirmou: “quando os ucranianos tornaram-se os donos do seu próprio destino, os Estados Unidos estão prontos para ajuda-los no trabalho difícil de consolidar a democracia”. Senador MacKain, também, chamou a emenda de Jackson – Vanick em relação à Ucrânia de “anacrónica” e lembrou que a sua abolição terá um significado político importante, porque será “o símbolo da nova democracia ucraniana e dos seus relações com EUA”.
Alem disso, senador diz que a Revolução Laranja é um símbolo da “enorme vitoria da democracia no Mundo”, e que “o povo ucraniano deu a entender claramente, que não irá consentir calado, as tentativas do regime corrupto de o privar dos direitos democráticos”.
Senador John MacKain, é conhecido por visitar a Ucrânia durante a Revolução Laranja, e ser um dos parlamentares, que propuseram o Presidente Viktor Yushenko para o Prémio Nobél da Paz. O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, chamou o senador MacKain de “russofóbico”, num dos seus comunicados.
Embora, o Senador MacKain é o autor do projecto, este foi apresentado no congresso, pelos congressistas Henry Hade e Tom Lantos.

Sem comentários: