segunda-feira, março 07, 2005

Hip – hop “Razom nas bahato”, a Grândola ucraniana

A canção do grupo Greenjolly, da cidade de Ivano – Frankivsk (Ucrânia Ocidental), “Razom nas bahato” (Juntos somos muitos), tornou-se o hino da Revolução Laranja, desde o dia da sua primeira apresentação pública. Mas quem são os Greenjolly e o que quer dizer essa palavra? (Pessoalmente, não posso esquecer, que desde a primeira vez que ouvi este nome estranho, lembrei me da “Grândola vila morena” de Zeca Afonso).

O dueto Greenjolly – são Roman Kalyn e Roman Kostyuk e existe no show – business ucraniano desde 1997. Primeiro, grupo tocava o raggey tradicional, mais tarde, evoluiu para um som mais comercial, que eles próprios caracterizam com “dance raggey”. Uma das suas canções chamava-se Gryndjoly / Ґринджоли (que no dialecto regional Gutsul, usado nos montes Cárpatos ucranianos, significa pequeno treno de madeira). Roman & Roman gostaram tanto da palavra, que a transformaram, no nome do seu grupo. Alem disso, a palavra pode ser lida em inglês como "green jolly", quer dizer “verdes e alegres”, que também alegra estes incondicionais fãs de Bob Morley.
Greenjolly escreveram cerca de dez canções raggey. Mas se em raggey tradicional, fala-se do sol, mar, palmeiras, areia e moças de biquini; o grupo Greenjolly era apologista de descanso de inverno: neve, montanhas, arvores de natal, trenos e esqui. Raggey de inverno!
Grupo participou nos vários festivais musicais na Ucrânia: “Futuro da Ucrânia” (1998), Melodia (cidade de Lviv, 98) ou “Pérolas da Estacão” em 1999. Mas em todos os festivais, Greenjolly nunca ultrapassaram segundos lugares, por isso começaram apostar em música diferente: baladas rock ou canções acústicas. Depois Greenjolly tornaram-se donos do seu próprio estúdio, onde ajudavam os músicos da sua cidade, fazer arranjos musicais e gravar.

Canção “Razom nas bahato”, em estilo hip – hop, nasceu no primeiro dia da Revolução Laranja (22 de Novembro de 2004), quando Roman & Roman estavam no comício popular de apoio ao Viktor Yushenko em Ivano – Frankivsk. Eles cantavam as suas musicas antigas, quando o povo declamava: “Yushenko – Tak (sim)” e “Ni - brehni” (Não à mentira). No dia seguinte, eles escreveram a canção com estes slogans, gravaram a música em apenas quatro horas e foram correndo para o comício, para tocar a sua canção lá. No dia 23 de Novembro, no comício, reuniu-se um quarto da população de Ivano – Franksvsk, cerca de 50.000 pessoas (população da cidade é de 220 – 240 mil pessoas). Neste dia, na cidade não trabalhava nenhuma loja, até o mercado municipal fechou-se. A cidade parou, toda a gente foi manifestar-se junto ao edifício da Administração Provincial.
Antes de eleições, Roman & Roman não se interessavam muito pela política, embora ambos, naturalmente, tencionavam votar em Viktor Yushenko. Mas músicos ficaram profundamente revoltados, com a tentativa grosseira de Yanukovich e dos seus apoiantes, de falsificar as eleições, e resolveram apoiar a vontade do povo, com a sua canção.
Depois de escrever “Razom”, Greenjolly a colocaram na Internet, no site da rádio “Western Pole". Durante a primeira hora, foram feitas 10.000 (!) downloads, no segundo dia houve 100.000 downloads, o trafico intenso, até deitou o site abaixo. Mas a canção foi realojada em varias outras locações na rede (1711 ao todo!), depois começaram surgir os ditos “espelhos”, no primeiro dia havia 7 “espelhos”, no segundo – 20 e no terceiro estes chagavam à 100 (!). Até a companhia internacional, Motorola, colocou “Razom nas bahato” no seu site!
http://motor-rolla.kiev.ua/music.files/mp3/razom_-_nas_bagato.mp3
Depois, “Razom nas bahato” foi editado em single pela editora musical “Ukrainian Records”,
http://www.ukrainianrecords.com
A capa do disco tem um ovo cor de laranja. (A cidade de Ivano – Frankivsk ficou celebrizada no dia 24 de Setembro de 2004, quando um estudante patriótico, atirou com ovo, ao Primeiro – Ministro do então, V. Yanukovich, que até desmaiou de susto, ou então, imitou o desmaio para se armar em vítima do “nacionalismo burguês ucraniano”).
Alem de participação no Eurovisão, nos planos imediatos do grupo Greenjolly, está o lançamento do seu primeiro álbum, esperado no fim de Março – Abril deste ano. O álbum terá composições feitas em estilísticas diferentes, como hip – hop, raggey e possivelmente dois ou três baladas líricas.
Recentemente, a fama dos Greenjolly chegou à Polónia. A comunidade hip – hop polaca, respondeu muito rapidamente ao apelo do crítico musical, produtor e apresentador de televisão, Robert Leszczyńskiy, de gravar a versão polaca de “Razom nas bahato”.
Com apoio do estúdio UMC, especializado na música rap e hip – hop, os 12 mais famosos rappers polacos até fizeram um vídeo, trabalho coordenado por hip – hoper Doniu (Dominik Grabowski) e com participação especial de Hans (52 Dębiec), Owal, Mezo, Liber, Kris, Duże Pe, DJ Story e do próprio Doniu, entre outros.
Dominik Grabowski conta que vídeo foi feito nos arredores da cidade de Poznan, nas condições muito duras: a equipa começava trabalhar às quatro horas de manha, fazia muito frio, caia neve, mas ninguém reclamava, o raper Liber não quis desistir, mesmo com uma perna partida. Os músicos polacos sempre tinham em mente, que estão apoiar o povo irmão, que irá começar uma nova vida, com oportunidades novas, algo que aconteceu na Polónia há quinze anos atras, com a queda do regime comunista.
Os músicos polacos também fizeram vários concertos em apoio à Ucrânia, durante a Revolução Laranja.(Na canção, os polacos, manifestam o seu apoio incondicional à Revolução Laranja e afirmam que cada povo tem o direito de fazer a sua própria escolha). Roman & Roman gostaram da nova versão e afirmam que cópia polaca, poderia fazer concorrência ao Eminem.
Mais pormenores em polaco: http://muzyka.interia.pl/info/infid/589189/

Greenjolly também já decidiram que vão traduzir a sua música para inglês, e que ela será chamada “Canção da liberdade” ou “Canção dos homens livres”. Roman & Roman disseram que, ao serem escolhidos para representar a Ucrânia na Eurovisão, ficaram muito surpreendidos. Greenjolly não participaram no concurso ucraniano de apuramento das músicas, pois a sua canção nasceu durante a Revolução Laranja, já depois de concurso começar.
A editora ”Ukrainian Records” (representante de Universal Music na Ucrânia), será responsável pela promoção do grupo e da canção na Europa. O presidente da “Ukrainian Records”, Andriy Dahnovskiy, disse que Greenjolly terão o apoio dos estilistas, realizadores e coreógrafos profissionais, ucranianos ou estrangeiros.
Durante a repetição da segunda volta das eleições presidenciais, Greenjoly abriram uma das conferencias de imprensa de Viktor Yushenko, onde cantaram alguns músicas suas. Roman & Roman acham que a “Razom”, fiz a sua contribuição para a Revolução Laranja, mas recusam-se de classifica-la como um “hino”. Greenjolly consideram “Razom” como “canção de liberdade”.
Neste momento o grupo Greenjolly transformou-se no trio, com entrada de mais um elemento –Andriy Pisetskiy. Entre outros planos do grupo, também está presente a experimentação no campo de som electrónico.

Página não oficial: http://www.greenjolly.com/
Comprar o disco: http://www.umka.com.ua/eng/catalogue/1298/

Ucrânia: Festival Eurovisão recebe o acréscimo no financiamento

O Gabinete dos Ministros da Ucrânia, prepara-se para acrescentar o financiamento do Festival de canção Eurovisão, em 36 milhões de UAH (cerca de 6,8 milhões de USD), disse o Vice – Primeiro – Ministro dos Assuntos Humanitários da Ucrânia, Mykola Tomenko.
Inicialmente, no Orçamento do Estado de 2005, era previsto, que Festival recebia apenas 31 milhões de UAH ( 6,1 milhões de USD).
Vice Primeiro – Ministro Mykola Tomenko, também criticou a direcção do Palácio de Desportos (palco em Kyiv, onde deverá ter lugar o Festival), por estes venderem os bilhetes para a Eurovisão, 10 vezes mais caros do que para os concertos dos músicos russos. Mykola Tomenko prometeu iniciar o processo da devolução do Palácio de Desportos para a propriedade do Estado, caso a sua Direcção não exteriorizar a “prioridade de Eurovisão”.
Lembramos, que Ucrânia, ganhou a Festival em 2004 com a cantora Ruslana e em 2005, será representada pelo grupo Greenjolly.
A cidade de Kyiv, avalia as obras necessárias, de preparação para o Eurovisão, em cerca de 1 milhão de UAH (190 mil de USD).

Fonte: proUA.com

Sem comentários: