sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Os rostos da nova Ucrânia II

As biografias não oficiais de dois Ministros e do novo líder da secreta ucraniana

Yuriy Lutsenko: Ministro do Interior / compostura samoriana!

Nasceu na cidade de Rivne. (Durante a Segunda GM, a cidade de Rivne era a capital da Ucrânia, sob ocupação alemã). Pai (já falecido) era o Primeiro Secretário do Comité provincial do Partido Comunista da Ucrânia em Rivne.
Graduou-se pelo Instituto Politécnico de Lviv (Lvov). Trabalhou na Indústria, onde fiz a careira do mestre ao Construtor Geral.
No governo de Valeriy Pustovoytenko, Yuriy Lutsenko era o seu Conselheiro das questões da política industrial. Também desempenhou as funções de Vice – Ministro de Ciência e Tecnologia.
É um dos lideres proeminentes do Partido Socialista da Ucrânia (SPU) de Oleksander Moroz. Na campanha eleitoral de 2004, Lutsenko tornou-se o líder do Movimento “Ucrânia sem Kuchma”, durante a Revolução Laranja foi um dos criadores da “cidade das tendas” na Praça de Independência em Kyiv.
Yuriy Lutsenko é conhecido na Ucrânia pela sua honestidade cristalina e pela compostura samoriana. Nos seus empregos anteriores, aos corruptores habituais, nem passava pela cabeça a ideia de tentar subornar o actual Ministro.

O próprio ministro disse, que o seu ponto fraco é o desconhecimento da mentalidade e especificidade do trabalho da policia. Mas acredita que, as suas qualidades pessoais e políticas, chegarão para estabelecer os contactos necessários com “policias honestos e dignos, que existem em qualquer cidade, província ou aldeia”.
Outro contratempo do novo ministro é a ausência de equipa própria, Yuriy Lutsenko tem apenas dois meses para a formar. Mas o Ministro já disse que vai apoiar-se na equipa do Presidente Viktor Yushenko.
Na opinião do Ministro, o Ministério do Interior é uma estrutura “demasiadamente grande e deformada”. Ministro considera que MINT hoje exerce as funções, que não são da sua competência natural, casos de Migração ou Polícia de Transito.
Yuriy Lutsenko disse que MINT irá trabalhar em harmonia com todo o sistema judicial ucraniano, embora manifestou a sua grande preocupação sobre a injustiça dos tribunais, “um dos terrenos mais corruptos da sociedade ucraniana”.

Oksana Bilozir: Ministra de Cultura e Artes / cantora e diplomata

Nasceu aos 30 de Maio de 1957 na aldeia de Smyga na província de Rivne.
Em 1976 fiz o curso médio no Colégio Musical e Pedagógico F. Kolesa de Lviv (Lvov).
Em 1977 – 1981 frequentou e foi graduada pelo Conservatório Estatal Lysenko de Lviv.
Em 1997 – 1999 fiz a segunda graduação pela Academia do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia. É Magistrada em a política externa e diplomacia.
Possui os títulos de Artista Emérita da Ucrânia (1986), Artista Popular da Ucrânia (1994) e Embaixadora Popular da Ucrânia (1999).
Desde 1998 é chefe do Departamento de variedades da Faculdade de Arte Musical na Universidade Nacional da Cultura e Arte em Kyiv.
É membro do parlamento ucraniano, eleita pela lista da Coligação “Nossa Ucrânia” de Viktor Yushenko, onde ocupava o número 70. Desde Abril de 2002, é membro do Comité parlamentar das Relações Exteriores do Parlamento.
Desde 2004 é líder do Partido Socialista – Cristão da Ucrânia.

Desde 1979, Oksana Bilozir é solista de agrupamento musical “Vatra” (Fogueira). Em 1994 forma o seu próprio conjunto “Oksana”. Bilozir canta com a voz de soprano e dedica-se à fusão da música pop com o folclore ucraniano.
É laureada do Festival Mundial da Juventude e Estudantes, é Presidenta e membro do Júri do Festival Internacional do folclore “No circuito da Galiza”, Festival Nacional “Melodia” e outros.
Oksana Bilozir já deu dois concertos em Portugal: no Coliseu do Porto e no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Discos CD editados: “Vatra 1”; “Vatra 2”, “Mnogaya lita” (Canada), “Ukrayinochka”; “Kolyadky ta shedrivky”; “Dlia tebe”; “Charivna boykivchanka”.
É veterana da guerra no Afeganistão. Fala inglês e polaco.
Hobbies: jogo de nardos.
Página na Internet: http://www.bilozir.com/

Oleksander Turchynov: chefe do Serviço da Segurança da Ucrânia (SBU)

Nasceu aos 1 de Março de 1964, na cidade de Dnipropetrovsk (Ucrânia Oriental).
É graduado com distinção pelo Instituto Metalúrgico de Dnipropetrovsk, Faculdade de Tecnologia.
Começou trabalhar no Complexo metalúrgico “Kryvorijstal” (o mesmo, que o novo Governo ucraniano, resgatou recentemente, da privatização fraudulenta).
Entre 1990 e 1991 é Chefe – Redactor da edição ucraniana da Agencia de Informação UNA – APN press.
Em 1991 torna-se Reitor do Instituto de Relações Internacionais, economia, política e direito.
Em 1992 é chefe do Comité de demonopolização da produção (industrial) na Assembleia legislativa provincial de Dnipropetrovsk.
Em 1993 torna-se o Conselheiro do Primeiro – Ministro da Ucrânia, da macroeconomia. Ao mesmo tempo, não esqueça a ciência e em 1994 torna-se o Director Geral do Instituto das reformas económicas, chefe do Laboratório da pesquisa da economia de sombra no Instituto da Rússia (instituto que investiga a Rússia) na Academia Nacional de Ciências da Ucrânia.
Em 1998 é eleito deputado para o Parlamento da Ucrânia, onde torna-se Chefe do Comité do Orçamento.
Nas eleições de 2002, é eleito para Parlamento pelo partido “Batkivshina” (Pátria) de Yulia Timoshenko, é vice – presidente do partido. É chefe do Comité parlamentar do Orçamento e chefe do grupo parlamentar de “Batkivshina”.
Oleksander Turchynov é um dos autores do Código do Orçamento da Ucrânia e é um dos promotores da reforma liberal de tributação. Sr. Turchynov, também, é um dos fundadores do Fórum da Salvação Nacional (FNP), organização que juntou as forças de oposição democrática, contra o regime do presidente Kuchma.
Oleksander Turchynov é doutorado em economia e professor catedrático. Autor dos trabalhos científicos que estudam a corrupção, economia paralela e os raízes das tendências totalitárias na sociedade contemporânea. É laureado do Programa Nacional “Lideres dos regiões” em 2002.
Em Fevereiro de 2005, é indigitado pelo Presidente da Ucrânia, Viktor Yushenko, como o novo chefe do Serviço da Segurança da Ucrânia.
É crente da Igreja Baptista e não esconde este facto.

Um dos seus primeiros actos, como chefe do SBU, era demitir as chefias do Serviço nas cidades de Kyiv (major – general Emil Konopatskiy), na província de Odessa (major - general Oleksander Chernyshev) e na província de Kharkiv (coronel Serhiy Sytnyk).

Sem comentários: