quarta-feira, janeiro 12, 2005

Quem é Viktor YUSHENKO ?

Nasceu no dia 23 de Fevereiro de 1954 na aldeia de Khorujivka, (apenas 40 km da fronteira com a Rússia), na província de Sumy na família dos professores.
Foi licenciado pelo Instituto de Economia e Finanças de Ternopil (Ucrânia). Depois de terminar os estudos, cumpriu o serviço militar obrigatório como guarda – fronteira, na fronteira entre a URSS e Turquia, no território da actual Arménia.
Desde 1976 trabalha como economista e Chefe do Departamento no filial provincial do Banco Estatal da URSS, na sua terra natal – Sumy.
Em 1984 Viktor YUSHENKO obtém a graduação em Finanças e Crédito pelo Instituto Ucraniano da Gestão Económica e da Agricultura.
Entre 1985 à 1987 é Vice – Director e depois Director do Departamento de Crédito para a Agricultura no filial ucraniano do Banco Estatal da URSS em Kyiv (Kiev).
Entre 1987 à 1991 é Chefe do Departamento no Banco Ucraniano de Agro – Indústria, no período entre 1991 à 1993 desempenha as funções do Presidente do Conselho da Administração do mesmo banco. No mesmo tempo Viktor YUSHENKO é o Primeiro Vice – Chefe do Conselho da Administração do Banco “Ukrayina”.
Entre Janeiro de 1993 à Dezembro de 1999, Viktor YUSHENKO é Governador do Banco Nacional da Ucrânia (NBU). Viktor YUSHENKO foi um dos principais responsáveis na transformação do sistema bancário ucraniano no período de pós – independência. Sob a sua governação, a Ucrânia realizou uma reforma monetária (introdução da moeda nacional – Hryvnia em 1996), foi criado o Tesouro Nacional e iniciada a construção da Fabrica de Moeda da Ucrânia.
Em 1997, a revista financeira internacional, Global Finance colocou o nome de Viktor YUSHENKO na lista de seis melhores banqueiros do Mundo. Como banqueiro, Viktor YUSHENKO foi responsável pela criação do sistema efectivo dos pagamentos, implementação de uma política monetária, fiscal e do crédito num pais recém independente, onde como consequência, muitos dos processos deveriam ser criados a partir do zero. Foi a política do Banco Nacional da Ucrânia que permitiu mitigar os impactos económicos negativos, ligados à grave crise na Rússia de 1998 e a queda vertiginosa do rublo.
Entre Dezembro de 1999 à Abril de 2001, Viktor YUSHENKO serviu o país como o Primeiro – Ministro. Em 16 meses do seu mandato, ele realizou grande parte do seu programa económico denominado “Reformas para o bem – estar”, que compreendia uma série de reformas que eram indispensáveis para a economia ucraniana: incrementação da disciplina fiscal, eliminação dos subsídios estatais injustificados, incentivos para o investimento directo estrangeiro e o investimento nacional, implementação das reformas agrárias e transformação da agricultura, fortemente dependente do apoio estatal para uma indústria do Mercado, reforma administrativa e fiscal. Pela primeira vez no período de pós independência, num só ano, o Estado liquidou a sua divida nos pagamentos das pensões de reformas, dos salários e das bolsas para os estudantes. Alem disso, o PNB da Ucrânia começou crescer positivamente, o Estado e as autarquias recuperaram mais impostos atrasados, e puderam gastar mais no campo social, a situação com o fornecimento da energia foi parcialmente resolvido.
Neste período, Viktor YUSHENKO tornou-se o político mais popular da Ucrânia. Em Janeiro de 2002 ele formou uma coligação eleitoral de centro direita “Nossa Ucrânia” que obteve nas eleições gerais de Fevereiro de 2002 – 24,7% dos votos e disponha de 99 deputados no Parlamento de 450 lugares.
Viktor YUSHENKO ganhou a primeira volta das eleições ucranianas, realizadas no dia 31 de Outubro de 2004 e apenas a fraude gritante, generalizada e planeada pelo alguns sectores do Estado e pela criminalidade organizada, impediram que ele fosse proclamado o justo vencedor da segunda volta das eleições, que tive lugar no dia 21 de Novembro de 2004. No entanto, o Tribunal Supremo da Ucrânia anulou os resultados da segunda volta das eleições presidenciais, e mandato que seja realizada uma nova segunda volta. O escrutínio tive lugar no dia 26 de Dezembro de 2004 e Viktor YUSHENKO foi o seu justo vencedor com cerca de 52% dos votos. A sua inauguração como presidente da Ucrânia, eventualmente terá lugar no dia 13 de Janeiro de 2005 na Praça de Independência de Kiev, em homenagem ao povo da Ucrânia que nos dias de Revolução Laranja mostrou a sua coragem e a auto – determinação de ser livre e independente.
Viktor YUSHENKO é o Doutor em Ciências económicas. A sua Tese de Doutoramento foi: “Desenvolvimento da oferta e da procura da moeda na Ucrânia”. Ele é Académico da Academia Nacional de Ciências Económicas da Ucrânia e Academia de Cibernética Económica, é Doutor Honores Causa da Universidade Nacional Academia de Kyiv – Mohyla e Academia de Ostroh (Ucrânia).
É casado, tem cinco filhos e dois netos. Entre os seus hobbies destaca-se a pintura, artes plásticas, Viktor YUSHENKO colecciona antiguidades, objectos de uso popular, os trajes tradicionais da Ucrânia, restaura os objectos de arte.

Sem comentários: