sexta-feira, janeiro 28, 2005

Assassinato dos lugar – tenentes de Yanukovich

Porque morrem os apoiantes graúdos de Yanukovich?

O Ministro dos Transportes e Comunicações da Ucrânia, Georgiy Kirpa foi assassinado no dia 27 de Dezembro de 2004, no dia seguinte das eleições presidenciais que deram a vitoria ao Viktor Yushenko. Não devemos esquecer, que Georgiy Kirpa entrou pela primeira vez no Gabinete do Primeiro Ministro, pela mão do primeiro Ministro de então, Viktor Yushenko.
Embora o ministro Kirpa tinha também alguns interesses em negócios com o criador de oligarquia de carvão e mentor de Yanukovich – Rinat AHMETOV, da região mineira de Donetsk (Leste da Ucrânia), junto ao ex – presidente ucraniano Leonid Kuchma e do seu genro – Pinchuk.
O Ministro dos Transportes, Georgiy Kirpa em alguns anos de serviço, conseguiu criar pequeno império. Com orçamento, leis, moral e até o exercito próprio! Como qualquer império, Ministério tentava obter o máximo de controlo, sobre o máximo dos sujeitos económicos de país. Assim, o Ministério conseguiu a fusão sob o seu comando de dois maiores monopolistas ucranianos: Caminhos de Ferro da Ucrânia e Ukrtelecom. Ministro Kirpa conseguiu passar para o seu controlo directo, até as unidades regulares do Exército da Ucrânia – o Exército de Ferrovia. Embora até agora, os juristas não chegaram a uma conclusão geral, se a respectiva Lei, promulgada pelo ex–Presidente, Kuchma era legal.
Alem das mudanças ao nível de estrutura, Ministro Kirpa lançou dezenas de projectos de grande dimensão: modernização de auto-estrada Kyiv – Odessa, modernização do canal de navegação Danúbio – Mar Negro, construção de nova ponte sobre o rio Dnipro (Dneper) em Kyiv, construção de nova Estacão de Caminhos de Ferro em Kyiv e dezenas de outras estacões em toda a Ucrânia.
O dinheiro vinha de todo o lado, os activos próprios dos Caminhos de Ferro da Ucrânia, Orçamento de Estado, investimentos da Turquia e até os alegados créditos de Silvio Berlusconi.
Toda essa actividade fez com que Georgiy Kirpa tinha a imagem de “gestor efectivo”, “gerente forte” e até o “provável primeiro – ministro”. Grande parte destes elogios foram directamente pagos pelo orçamento de departamento das Relações Públicas do próprio Ministério. Única tentativa de jornal “Telégrafo de Kyiv” de criticar o Ministro Kirpa, terminou em ataque administrativo contra este órgão de comunicação social. Ninguém mais tinha coragem de se meter com o Ministério.
Mas mesmo os opositores do regime de Kuchma, admitem que Ministro Kirpa transformou um Ministério que vivia de orçamento de Estado, num ministério que começou ganhar o seu próprio dinheiro. Os trabalhadores dos Caminhos de Ferro viram os seus ordenados aumentados consideravelmente e a gente do campo encarava a chance de trabalhar na ferrovia com uma possibilidade única de melhorar a sua condição social.
Alegadamente, Georgiy Kirpa, não tinha ambições políticos. Parecia que ele saciava o próprio ego, com o seu poder económico. Até a criação do “partido do bolso” - “Vidrodjennia” (“Renascimento”, mais tarde apoiou a candidatura de Yanukovich para a Presidência) foi visto pelos analistas, apenas como um instrumento de influência entre a classe política.
Pessoas que trabalharam ou relacionavam-se com Georgiy Kirpa, mencionam a sua dureza, insistência e desejo de ser um senhor soberano para com os subordinados e um jogador igual, com as pessoas que ele considerava do seu nível.
Os seus gostos políticos não eram públicos, Ministro simplesmente servia a causa que lhe podia render mais. Durante a segunda volta das eleições presidenciais (falsificada pela gente ligada à Yanukovich), os Caminhos de Ferro da Ucrânia organizaram dezenas de comboios especiais, que transportavam os apoiantes de Yanukovich da Ucrânia de Leste, para as províncias ocidentais, a fim de poder votar várias vezes em Yanukovich. Quando o processo de fraude desencadeou a revolução Laranja, Ministro Kirpa admitiu a existência dos comboios especiais, mas garantiu que o seu Ministério, alinhou na esquema, exclusivamente por razoes económicas. E até divulgou os números, Caminhos de Ferro, receberam por este serviço, segundo o ministro, cerca de 1,5 milhoes de USD. Por outras palavras, Grigoriy Kirpa entregou os planos de Yanukovich, ou pelo menos tentou mostrar o seu máximo distanciamento deste. Alem disso, o deputado da coligação “Nossa Ucrânia” (chefiada por Viktor Yushenko), Sr. Oleksiy Gudyma afirmou em entrevista à TV independente “5-to canal”, que Caminhos de Ferro criaram também alguns comboios especiais que trouxeram os apoiantes da Revolução Laranja da Ucrânia Ocidental para a capital de país.
Kirpa não era tão ingénuo, para poder pensar que as pessoas podem esquecer os seus posters, que acusavam Viktor Yushenko de ser “fascista” e que foram colocados em todos os interurbanos da Ucrânia. Mas Kirpa tentava melhorar a sua imagem junto ao provável vencedor das eleições.

Mas, então, porque mataram o Kirpa?

Existem varias versões. Assim, o seu ex – Primeiro Vice no Ministério, Ivan Saliy diz que os cerca de 115 milhões de USD, destinados à construção da nova ponte sobre o rio Dnipro em Kyiv já foram gastos, mas a ponte não foi construída. Ivan Saliy também afirmou que Ministro tinha dividas e problemas financeiros. Isso possivelmente quer dizer, que o dinheiro, podia ser drenado para a campanha eleitoral de Yanukovich, que agora não quer e nem pode o devolver. Para não devolver o dinheiro, podia se optar por assassinato da pessoa que autorizou o seu gasto indevido.
Outra versão da sua morte é a recusa do Ministro, de formar os comboios especiais para o transporte dos apoiantes de Yanukovich no dia 26 de Dezembro de 2004, dia da nova segunda volta das eleições presidenciais. E também o facto de Caminhos de Ferro transportarem de graça os apoiantes da Revolução Laranja de Kyiv para as suas zonas de origem. Assim, o representante do Yanukovich na Comissão Central de Eleições, deputado Nestor Shufrich, afirmou no dia de eleições que “a sua equipa está muito preocupada pelo facto de observadores afectos à Yanukovich não conseguiram deslocar-se à Ucrânia Ocidental, por recusa de os transportar pelos Caminhos de Ferro. A equipa tenta entrar em contacto com o Ministro Kirpa ou com os seus vices, mas não foi obtida nenhuma resposta”.
O deputado da coligação “Nossa Ucrânia”, politólogo Mykola Tomenko, afirma que a morte de Georgiy Kirpa não é casual e que nos próximos tempos poderão ser assassinados outros apoiantes graúdos de Yanukovich, de ex – presidente Kuchma e gente da Presidência da República.
Na entrevista a BBC, economista e deputado da “Nossa Ucrânia”, Sergiy Sobolev deu a sua versão da morte de Kirpa: “O Ministério dos Transportes e Comunicações é o Ministério mais rico da Ucrânia. O Ministério possuía muitos activos em dinheiro, por isso acho que o assassínio tem a ver com as finanças. Mais, a posição do ministro mudou radicalmente no dia 26 de Dezembro, quando ele apoiou a Revolução Laranja. Os seus inimigos podiam não perdoar essa traição”.
Isso quer dizer, que é bem possível que Kirpa sempre se sentia como um ucraniano patriota que amava o seu povo e o seu país, ele mostrou este patriotismo, quando os bandidos menos esperassem e baralhou todo o esquema de falsificações e abusos. Os bandidos ligados ao poder, podiam querer vingar a sua derrota...
Os apoiantes de Yanukovich também tem a sua versão do assassinato do Ministro Kirpa. Já no dia à seguir a sua morte, deputado Nestor Shufrich (famoso por atropelar com o próprio carro um dos manifestantes pró – democracia), chamou o Ministro de “herói da Ucrânia”, e disse que este “fiz mais que ninguém para que os cidadãos sentissem que vivem num pais europeu”. Shyfrich também insinuou que responsabilidade da morte do Ministro recai sobre a pessoa que: “no futuro governo de Yushenko pretende chefiar o Ministro dos Transportes e Comunicações da Ucrânia”.
Analistas políticos chamam a atenção ao facto, de necrológio de Shufrich, ser tão bem escrito e possuir a estrutura tão bem argumentativa, que criava a sensação de ser preparado com bastante antecedência.

Os pormenores da morte de Georgiy Kirpa

O corpo do ministro foi encontrado na sua casa de campo em Bortnychi, uma localidade em arredores de Kyiv, por volta de 18h00 no dia 27 de Dezembro de 2004. O corpo alegadamente tinha duas(!) marcas de balas: na bochecha e na testa. Junto ao corpo foi encontrada a arma do crime.
Pela informação da TV “5-to canal”, as 15 horas no mesmo dia, a casa de Kirpa foi visitada pela esposa do ministro, as 16 Kirpa tive uma conversa telefónica, e antes de morrer, o Ministro tive uma conversa pessoal com alguém “bem colocado no governo de Kuchma”.
Kirpa tinha dois guarda costas permanentes, afectos a empresa “Titan”. A chefe da secção de imprensa de “Titan”, Sra. Natalia Vyshnevska, afirma que no dia da sua morte(!), Ministro recusou os serviços desta.
Entre as versões da morte do Ministro, o Ministério de Interior da Ucrânia não descarta o suicídio e morte de ataque cardíaco. A casa do Ministro foi visitada pelo Procurador Geral da Ucrânia, Sr. Sviatoslav Piskun.

Nota de tradutor.

Não devemos esquecer também o assassínio misterioso de Presidente de Conselho de Administração de Banco Ucraniano de Crédito – Sr. Yuriy Liah, ocorrido “no meio” da Revolução Laranja. Ali também, a primeira versão oficial do ocorrido, era o suicídio.

Outro “desaparecido em combate” é o Sergiy Tigipko, ex – Presidente do Banco Nacional da Ucrânia, ex – coordenador da campanha eleitoral de Yanukovich. Depois da anulação da segunda volta das eleições pelo Tribunal Supremo, Tigipko demitiu-se do seu cargo no Banco e ao mesmo tempo abandonou a equipa de Yanukovich. Tido como o homem profundamente influenciado pelo guru russo das RP – Marat Gelman, Tigipko preparava-se assumir o papel de um novo, alternativo ao Viktor Yushenko candidato, que podia satisfazer as elites ucranianas pró – russas e eventualmente o Kremlin. Marat Gelman sempre achava que o Yanukovich não tem chances...
Ultimas noticias não oficiais, dão conta do que Tigipko foi atirado do oitavo andar de um prédio, e neste momento esta entra a vida e a morte. Não devemos esquecer que Yanukovich na sua juventude duas vezes cumpriu a pena no estabelecimento prisional e até agora destaca-se pela absorção total da moral e ética das cadeias...

Fontes: www.glavred.info, http://hotline.net.ua, BBCUkrainian.com

Sem comentários: