sábado, dezembro 18, 2004

NOVA SEGUNDA VOLTA DAS ELEIÇÕES NA UCRÂNIA

Sexta – feira, dia 3 de Dezembro de 2004, o Tribunal Supremo da Ucrânia anulou os resultados da segunda volta das eleições presidenciais, que tinha tido lugar no dia 21 de Novembro, e mandato que uma nova segunda volta terá lugar no período de três semanas. No dia seguinte, a Comissão Central de Eleições anunciou que o escrutínio terá lugar no dia 26 de Dezembro de 2004. Tendo em conta toda essa conjuntura, o Congresso Mundial Ucraniano (CMU) apela à todos os ucranianos na diáspora de participar activamente nestas eleições.
Congresso Mundial Ucraniano, também, apela à todos os cidadãos não ucranianos, que ainda não são acreditados como observadores internacionais, mas possuem capacidades de desempenharem tais funções e gostariam de observar as eleições na Ucrânia ou nas representações diplomáticas ucranianas no exterior de contactarem CMU pelo telefone (416) 323-3020 ou congress@look.ca; o Comité Congressista Ucraniano dos EUA pelo telefone (212) 228-6841 ou ucca@ucca.org; o Congresso Ucraniano da Canada pelo telefone (866) 942-4627 ou ucc@ucc.ca. (Agradecemos o envio dos seguintes dados: seu nome, apelido, local de trabalho, endereço, profissão, número de passaporte e país emissor, experiência como observador internacional, data prevista de chegada e de saída da Ucrânia).
O significado destes eleições é enorme e indiscritível. Apelamos mais uma vez para todos os ucranianos que vivem no exterior e que votaram no dia 18 de Dezembro, de exercer o seu direito de cidadania. Apelamos mais uma vez para os observadores internacionais de sacrificar o seu tempo livre, ir à Ucrânia, em particular para as zonas onde as fraudes e falsificações foram particularmente graves e flagrantes, ou então participar no controle dos votações, que terão lugar nas representações diplomáticas ucranianas no exterior.
Continuamos a achar que nova segunda volta das eleições na Ucrânia deve decorrer sob o controle da comunidade internacional, que a Comissão Central de Eleições deve ser substituída, que não deve ser permitido votar fora do seu circulo eleitoral e que todos os candidatos e eleitores devem ter o acesso equitativo aos mídia. Finalmente, apelamos à comunidade internacional que assegura a não interferência dos países vizinhos no processo eleitoral ucraniano.

Toronto – Nova York, 6 de Dezembro de 2004
Pelo Congresso Mundial Ucraniano, o Presidente, Dr. Askold Lozynskyj
Pela Comunidade ucraniana residente em Moçambique

Sem comentários: