sábado, dezembro 18, 2004

Carta ao Presidente de Moçambique, Dr. Joaquim A. Chissano

Excelentíssimo Senhor
Presidente da República
de Moçambique
Doutor Joaquim Chissano

No dia 21 de Novembro de 2004 na Ucrânia, decorreram as eleições presidenciais. De acordo com a maioria dos observadores internacionais, o processo foi afecto pelas fraudes e violações graves e não demonstrou os níveis de democracia, aceites mundialmente. As violações foram feitas para favorecer a candidatura do actual Primeiro Ministro, Victor Yanukovich. Mas todas contagens paralelas (exit polls), indicaram que o outro candidato, Victor Yushenko, foi o candidato mais votado e em alguns casos com dois dígitos de avanço. Mesmo assim, a Comissão Central de Eleições da Ucrânia, responsável pelo processo eleitoral, proclamou o Sr.Yanukovich como vencedor. Decisão essa, anulada no dia 3 de Dezembro de 2004 pelo Tribunal Supremo da Ucrânia.
Muitos governos democráticos manifestaram o seu descontentamento sobre a forma fraudulenta das eleições. De facto, ninguém, com excepção do Presidente V. Putin da Rússia e Presidente O. Lukashenko da Bielorússia reconheceram o Sr.Yanukovich como presidente. Para alem disso, tomando em conta a intensiva intervenção da Rússia no processo das eleições, muitos Estados, Organizações e Serviços de informação condenaram o papel da Rússia neste processo.
A comunidade ucraniana residente em Moçambique, apela à Vossa Excelência para seguir o exemplo de estados democráticos em todo o mundo. Sugerimos a forte condenação da interferência dos países vizinhos da Ucrânia nos assuntos internos de um pais independente e soberano.

Gratos pela atenção dispensada,
Pela comunidade ucraniana residente em Moçambique

Sem comentários: