sábado, dezembro 18, 2004

As eleições na Ucrânia serão investigados pela PGR

Os resultados da segunda volta das eleições na Ucrânia, que decorreram no dia 21 de Novembro e foram anulados pelo Tribunal Supremo da Ucrânia no dia 3 de Dezembro de 2004, serviram de matéria para a Procuradoria Geral da Ucrânia abrir um processo instrutório sobre os indícios de falsificações dos resultados do escrutínio, pelos membros de Comissão Central de Eleições.
Na véspera, o Parlamento Ucraniano (Verhovna Rada) endereçou ao Procurador Geral da Republica, Sr. Boris Bespaliy o pedido de abertura de um processo – crime contra o ex–Chefe da Comissão Central de Eleições – Sergiy Kivalov pelos danos económicos de grandes dimensões causados ao Estado Ucraniano.
O Sr. Kivalov validou a segunda volta das eleições, apesar dos indícios graves de fraude eleitoral organizada da maneira coordenada e sistemática pelas estruturas governamentais. A repetição da segunda volta das eleições presidenciais vai custar à Ucrânia cerca de 20 milhões de USD.

No entanto, a Ucrânia prepara-se para novos debates televisivos entre Viktor YUSHENKO e Viktor Yanukovich, que terão lugar no dia 20 de Dezembro das 19:00 às 20:40 (hora de Kiev) em directo no Primeiro Canal de Televisão ucraniana.
Os candidatos terão o direito de um discurso inicial de 10 minutos, depois começa a troca de perguntas e respostas, onde candidato terá 1 minuto para perguntar e 3 minutos para responder. O debate será transmitido em sinal aberto, onde todas as televisões e rádios poderão retransmitir os debates, mas não podem interromper os debates com a publicidade ou fazer qualquer tipo de comentários. Neste momento, o candidato da oposição democrática ucraniana, Viktor YUSHENKO tem a preferencia de voto clara do eleitorado ucraniano. Ele lidera todos os sondagens de opinião com um avanço de cerca de 10 pontos percentuais. E a única maneira com que os seus oponentes poderão tentar parar a revolução laranja, será uma nova tentativa do seu assassinato.

Sem comentários: